Associação dos Municípios da Araraquarense
Associação dos Municípios da Araraquarense

MERIDIANO

08/04/2024

Compartilhe

Segundo o dicionário, Meridiano possui vários significados que convergem para as coisas do meio-dia, ou o meio do dia, quando o Sol alcança seu ponto mais alto no céu e sua luz ilumina, com muito mais força e calor, a face da Terra e tudo o que nela existe.

O município é de pequeno porte, pacato, que cultiva raízes históricas e naturais.

Praça Central, onde está localizada a Igreja Matriz “Nossa Senhora da Conceição Aparecida” e onde também estão localizados os prédios da Câmara Municipal e o Paço Municipal. Frondoso e exuberante é impossível não se impressionar com o grande e velho Jatobá, testemunha dos primórdios e da trajetória de Meridiano.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Capela de “São José”, remanescente dos primórdios da cidade, quando o povoado era dividido por questões políticas em São José da Maravilha e São João da Maravilha.

Como atrativos turísticos, o município oferece corredeiras, cachoeiras de pequeno porte, trechos de pesca e ranchos no rio São José dos Dourados e afluentes. Seu principal atrativo é o Golfo, nome popular das corredeiras do rio São José dos Dourados que, devido à situação geográfica do leito do rio nessa região, uma sequência de corredeiras propicia a prática de esportes radicais. Uma área particular que abriga a “Corredeira da Piranha”, também conhecida como “Golfinho”. Uma exuberante queda d’água com lajeados, onde o poderoso São José dos Dourados mostra sua força. Existe no local uma pequena ilha, utilizada por moradores locais e turistas para a prática do camping.

O local também é ponto de encontro de muitos ciclistas que se deslocam de outras cidades com destino ao atrativo.