Santa Fé do Sul é privilegiada hidrograficamente, porque, além da nascente do Rio Paraná que fica a 15 quilômetros do centro, é entrecortada por três bacias: São José, Jacú – Queimado e Ponte Pensa.
Atualmente o município tem a economia voltada para a indústria, comércio e serviços e turismo. A Estância Turística se destaca hoje por belíssimos monumentos, pórticos e praças temáticas como parte do processo de urbanização, embelezamento e resgate histórico. Outro destaca é o Sonho de Natal, a decoração natalina atrai milhares de pessoas para a cidade.
Parque Ecoturístico das Águas Claras, uma área de 22.506m2 onde há quiosques com churrasqueiras, pia, bancos e balcão. O local tem prainha, quadra de areia, área de eventos, sanitários e duchas, além de área de camping que fica situado ao lado do parque.
A Trilha Suspensa construída tendo a vegetação do parque como entorno é toda feita de madeira tradada, tem 331 metros e está suspensa a uma altura de 1,5m acima do terreno.
A Mata dos Macacos, uma área de preservação ambiental onde vivem vários animais silvestres da fauna da região, como macacos das espécies prego e sagui.
Cidade das Crianças.
O Aquário tem aproximadamente 26 espécies de peixes comuns do rio Paraná, entre elas: cascudo, pirarara, cachara, tucunaré azul, tilápia, pacu, além de arraia, dois casais de patos exóticos e outros peixes ornamentais. O local também conta com uma reserva com jabotis terrestres.
Museu da Imagem e do Som MIS – O museu, que tem 410 metros quadrados, foi inaugurado em 2014. Nele, estão expostas peças como aparelhos telefônicos, máquinas fotográficas do século passado, monóculos, vitrolas, televisores, rádios, violino do ano de 1930 que pertenceu ao Frei Canuto, que celebrou a 1ª missa em Santa Fé do Sul, em 1948.
Museu da Saúde – O museu é composto pelo acervo de médicos da região, sendo um ótimo atrativo para quem deseja conhecer mais sobre a medicina e enfermagem.
Museu Histórico e Cultural Professor Honório de Souza Carneiro criado oficialmente em 1964, mas só instalado em 1973, e transferido em 2001 para a antiga Estação Ferroviária. Seu acervo, obtido através de doações, tem peças, documentação e fotografias referentes à história da cidade.
Museu a Céu Aberto, localizado na Praça Benedito Calixto no bairro Bela Vista.
Monumento que simboliza a piracema do Tucunaré, peixe mais popular na região. Localizado na Avenida Navarro de Andrade (entrada principal da cidade).
Monumento ¨Consciência¨ alusivo ao município Verde Azul, representa os cuidados que a cidade tem com o meio ambiente. Idealizado pelo artista plástico Romildo Cardozo, o monumento é composto por duas mãos que seguram um coração pulsante, representando o zelo pela natureza, seguindo de outros três corações alusivos a fauna, flora e água e um último coração com uma bandeira, representando o selo verde conquistado pelo município.
Praça Sol Nascente, uma homenagem aos imigrantes japoneses, foi inaugurada quando se comemorou o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.
Monumento do pórtico Caminho das Águas.
Monumento dos Pescadores.
Monumento Santa Fé do Sul 70 anos.
Monumento dedicado ao Esporte.