Município de Interesse Turístico – MIT e integra um dos ramais do ¨Caminho da Fé¨.
O nome Itápolis tem como significado ¨Cidade das Pedras¨, Ita, significa ¨pedra¨, na língua tupi e Polis ¨cidade¨, no grego.
É conhecida como a Capital do Sorvete, famosa por produzir o melhor sorvete artesanal do Brasil.
Itápolis também é referência na formação de pilotos da aviação civil, tendo uma faculdade nesta área.
A cidade, cortada pelos rios São Lourenço e Ribeirão dos Porcos, é privilegiada pela qualidade de sua água, contando com 100% do abastecimento subterrâneo.
Em Itápolis, é possível desfrutar das belezas naturais da área rural, onde tem também os Orquidários e áreas com queda de água, como ¨Paredão¨, ¨Matãozinho¨ e ¨Salto da Onça¨. Para os mais aventureiros, o município conta com trilhas rurais.
A Igreja Matriz da Paróquia do Divino Espírito Santo figura entre os mais belos templos religiosos do Estado de São Paulo. Edificada sobre pedras tem arquitetura arrojada e suas paredes internas são ricamente decoradas com afrescos confeccionados em meados dos anos 40, por artistas italianos, misturando os estilos gótico e romano. O acervo da matriz é composto de dezenas de imagens de santos, sendo algumas delas importadas da Europa. O órgão, de origem alemã é uma raridade única no Brasil e o segundo no mundo.
O monumento do Cristo Redentor está localizado na Avenida Carlos Adolfson, uma das principais entradas de acesso à cidade. Majestoso em seu tamanho. O Parque Ecológico Boa Vista, popularmente conhecido como ¨Lago¨, esta localizado no Jardim Itauera. Formado por um lago, academia ao ar livre e pista de passeio, caminhadas e demais práticas esportivas, o local convida ao contato com a natureza, por seus jardins e pequena reserva florestal.