Associação dos Municípios da Araraquarense
Associação dos Municípios da Araraquarense

MONTE APRAZÍVEL

08/04/2024

Compartilhe

Cidade dos Lagos, a cidade dispõe de uma variedade de atrativos naturais e culturais.

Os atrativos turísticos naturais e culturais são inúmeros, mesmo sendo considerada uma cidade de pequeno porte, chancela o entretenimento, lazer, contemplação, paz e tranquilidade para todos aqueles que vivem na cidade ou para todos aqueles que vem para uma visita aos familiares, amigos ou, simplesmente para um passeio.

O Parque das Águas é um importante atrativo do município por nele estar inserido o Complexo de lagos oriundo de nascentes locais, uma pista de caminhada, equipamentos públicos de exercícios físicos, o Parque Ecológico e também uma Concha Acústica. Local de grande concentração de pessoas por ocasião das festas tradicionais constantes no calendário de eventos do município, ocasião que acontece grandes shows e exposições de carros antigos, carros rebaixados, feiras de gastronomia e artesanatos.

Represa Lavínio Luchesi (Represa dos Sonhos) é um dos principais marcos turísticos do município, possui uma beleza impar, compondo um importante papel no contexto histórico e cultural da região. Leva o nome de um dos principais ícones políticos da cidade. É um atrativo de entretenimento e lazer, frequentado diariamente pelos munícipes realizarem caminhadas. O local promove também promove encontros de crianças e familiares moradores ou visitantes, para brincadeiras, natação, passeios de barco e piquenique.

O Parque Ecológico localizado na área do Parque das Águas é um dos grandes atrativos destinados à família, principalmente às crianças. Construído com materiais ecológicos como madeira de reflorestamento, cobertura vegetal, oferece estrutura de sanitários, quiosques e uma grande diversidade de brinquedos.

O Poção dos Dantas é uma área natural contemplativa de destaque, apreciada por todos aqueles que praticam caminhadas, ciclismo ou motociclismo nas trilhas ao seu entorno. Destaca-se pelo promissor desenvolvimento do turismo rural, ecológico e lazer.

A Trilha Ecológica da ETEC Padre José Nunes Dias, para práticas, pesquisas e exercícios laboratoriais de reconhecimento de espécies (vegetação e fauna), do solo e das nascentes de rios locais, onde acontece a frequência marcante de alunos da ETC e de toda rede pública e ou privada de ensino. No local também trabalha-se não só com os alunos como também com os visitantes, normas e regras para a conscientização em relação a preservação ambiental das nascentes dos rios, dando ênfase ao segmento do turismo ecológico na região.

CPP – Centro do Professorado Paulista, com uma área de 23.000 m2, com um salão de eventos, e piscinas, quiosque bar, parquinho para crianças, 03 quiosques com churrasqueiras, 2 churrasqueiras descobertas, Cancha de bocha, saunas, mini campos de futebol, vestiários e quadra de espiribol.

Grupo Minajen – Fonte Santa Rita, localizada na zona rural do município, há décadas é prestigiada pela nascente preservada, pura e refrescante, onde os moradores de toda a região e comitivas boiadeiras da época paravam para se saciar e abastecer, levando desta água para seus lares e longas viagens estradeiras. No ano de 1998 os irmãos José, Éder e Nelson, adquiriram a referida área hidromineral. José admirador da natureza loca, apreciava a nascente e acreditava nos seus benefícios à saúde, assim, levava esta água mineral aos seus familiares, onde puderam atestar melhoras permanentes naqueles que possuíam cálculos renais. Desta forma, os irmãos Gleriano vislumbraram nesse recurso mineral uma grande oportunidade de negócios, além de contribuir para uma vida mais saudável de pessoas que não tinham esse acesso. No ano de 2000, iniciou-se o estudo de pesquisa junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, inaugurando sua atividade comercial em 2006. Essa tradicional fonte destacou-se pela leveza e equilíbrio dos seus sais minerais, oriundo de um perfil geológico definido como ¨terras raras¨.

Rio São José dos Dourados, nasce nas proximidades do município e desagua na cidade de Itapura no reservatório da Usina Hidrelétrica de 3 Irmãos. O rio é usado para pesca e em alguns pontos forma corredeiras e locais para banho e contemplação. Local bem frequentado por todos aqueles amantes do turismo ecológico.

As corredeiras fazem parte das nascentes da Represa Lavínio Luchesi, onde muitos moradores e turistas fazem visitas contemplativas. Local preferido pelos amantes das artes de fotografia e filmagem. Possui ao seu entorno trilhas para práticas de caminhadas e ciclismo.

Alameda das Palmeiras Imperiais, espaço localizado na área central da cidade que integra os prédios da prefeitura, câmara municipal, fórum, colégio público, bancos, cartórios e outros, destacando um estilo arquitetônico peculiar que vai dos mais antigos aos mais contemporâneos.

Cachoeira do Caedor – Ribeirão de Santa Bárbara, um lugar encantador, além de possuir local para estacionar com segurança. Terreno razoavelmente plano e não possui muitas pedras o que denota segurança para levar as crianças para brincar e curtir a natureza. O rio não possui uma correnteza muito forte encontrando no seu percurso algumas piscinas naturais onde pode se banhar. A queda d´água é bem pequena, mas é aconchegante. Se atravessar a estrada e ir para o outro lado de cima da cachoeira o rio oferece uma bela paisagem e ótimos pontos de descanso para contemplar a natureza, existem no local vários animais silvestres principalmente macacos que se aproximam o suficiente para serem fotografados.

https://www.monteaprazivel.sp.gov.br