A economia local teve sua origem na agroindústria e no comércio, mas o turismo é, hoje, a principal pujança econômica do município. Devido aos parques aquáticos e temáticos e à ampla oferta de entretenimento, a cidade é considerada a “Orlando Brasileira”.
O templo católico, o principal da cidade na praça da Matriz, é batizado como Igreja Matriz de São João Batista.
Santuário da Nossa Senhora Aparecida.
Historicamente chamada de ¨igrejinha¨, a Matriz de Nossa Senhora Aparecida. Na área interna destacam-se o altar em mármore e as pinturas das paredes, feitas pelo artista olipiense Dakinho, ordenadas em sequência cronológica, representando o projeto amoroso de Deus para a vida de Nossa Senhora Aparecida. Elevada a santuário em 12 de outubro de 2021. Uma curiosidade é que, vista de cima, a igreja tem o formato de cruz.
Escultura de Nossa Senhora Aparecida.
A praça do Santuário Nossa Senhora Aparecida conta com mais um atrativo. Um monumento alusivo à imagem da Padroeira do Brasil e da paróquia. Com cerca de 8 metros de altura, a escultura produzida em aço é mais uma obra do renomado artista plástico Romildo Cardozo, fortalecendo o turismo religioso.
A Estância Turística Olímpia, a cidade ideal para quem quer conhecer o parque aquático mais visitado da América Latina.
O Parque Aquático Thermas dos Laranjais é o número um no Brasil e na América Latina e o quinto mais visitado em todo o mundo, além de ser o ponto turístico principal de Olímpia. Ele funciona todos os dias do ano e conta com diversas atrações. Um dos seus principais atrativos é o Lendário, um complexo de cinco toboáguas radicais – o Saci, Boitatá, Boto, Cuca e Iara – que se destaca por ser único aqui no Brasil.
Além do Thermas dos Laranjais, o município conta com mais outro parque aquático, o Hot Beach. Ele chegou após o alto crescimento do turismo na cidade e envolve atrativos para todos os gostos e idades. Para a família, as atrações são o Slide Kids, Splash Show, Acqua Brink e Little Island; as atrações radicais são o Irado e o Poty Pipe e as atrações suaves são o Ebaa River e o Prais Hot Beach.
Do lado do turismo cultural, Olímpia também se destaca por ser oficialmente a Capital Nacional do Folclore. O objetivo do festival é preservar e manter a cultura popular com inúmeras apresentações, como o bumba-meu-boi, reisado, samba-de-coco, São Gonçalo, folias de reis, carimbo e rancheiras, todas gratuitas e de grupo Folclóricos e Parafolclóricos de várias estados do país. O festival acontece no mês de agosto.
http://www,folcloreolimpia.com.br
O Museu de História e Folclore ¨Maria Olímpia¨ é uma extensão fixa do Festival do Folclore, seu acervo conta com peças diversas, cerca de 3000, sendo elas indumentárias (vestes artísticas), flores de diversificado material, peças de barro, bambu, madeira, couro, ágate, toalhas com abrolhos, trabalhos em palha, crochê, pinturas pitorescas, instrumentos musicais, peças de tradicionalismo (pilão, esporas, luminárias, serras, etc) e uma biblioteca especializada.
Vale dos Dinossauros, um parque temático com réplicas dos antigos moradores da terra que se movem e emitem sons.
ECO – Estação Cultural de Olímpia – A Estação Ferroviária de Olímpia, que era pertencente à antiga Fepasa, funcionou até o ano de 1968. O local ficou cerca de 15 anos sem uso e, em 2019, começou a passar por obras para a reativação como um centro cultural, com salas administrativas, sala receptiva, atividades para as crianças, espaço para apresentações culturais, sala para exposições, entre outros, com destaque para a conhecida ¨Maria Fumaça¨, locomotiva que foi restaurada e realocada na nova estação.
Coreto da praça Rui Barbosa – Assinado e doado pelo saudoso arquiteto Ruy Ohtake, o projeto do Coreto é mais um exemplo da expressividade e leveza característica de suas obras, com presença marcante de curvas. O Coreto tem o intuito de ser um espaço permanente para apresentações culturais e eventos, traz modernização para a Praça Central. A composição conta ainda com uma escultura moderna com dois círculos vermelhos conjugados que representa o diálogo entre o Homem e o Sublime, refletindo a interação da perfeição da natureza com o livre arbítrio do ser humano.
Deusa Nikki e a Irmanação de Olímpia (Brasil) e Olympia (Grécia).
Segundo relatos da história, Deusa Nikki, conhecida também como a Deusa Vitória, é uma obra do escultor Peônio (Paionios), nascido em Mende, na Macedônia, que foi esculpida em celebração à vitória de Messênios e Naupactianos sobre os Espartanos, em meados do ano 420 a.c. durante a Guerra Arquidâmia, como foi intitulada a primeira parte da Guerra do Peloponeso, motivada pela batalha entre os povos em busca da expansão territorial. A obra original foi encontrada em dezembro de 1975, durante escavações no sítio arqueológico da Olympia Antiga, em frente ao lado sudeste do Templo de Zeus, e, desde 1994, ocupa uma sala especial do Museu Arqueológico da cidade. O monumento completo, com, com o pedestal, possui quase qq metros de altura, sugerindo a ideia da Deusa Nikki descendo em triunfo do Monte Olimpo, morada dos deuses, dominado os elementos da natureza e proclamando a vitória. A simbologia diz que Deusa Nikki desce dos céus e toca seu pé esquerdo sobre a cabeça do ser humano que conquista uma vitória. A imagem reflete o corpo inclinado para frente, com o manto esvoaçante, abrindo suas asas, e o pé direito descansando sobre uma águia, símbolo de Zeus. Desde 2004, quando os Jogos Olímpicos foram celebrados em Atenas, sua imagem vem sendo cunhada nas medalhas de ouro, prata e bronze das olímpiadas.
Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa – Instalado em edifício tombado como patrimônio histórico, datado de 1910, o denominado ¨Placete Giosué Tonanni¨, que foi restaurado para conservar as características originais do prédio. O acervo do Museu é composto por arte popular, esculturas, réplicas de obras de artistas brasileiros consagrados, objetos de devoção pessoal, exposição de objetos, com destaque para a parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo, para a exibição de novas exposições temporárias.
https://www.olimpia.sp.gov.br/portal/servicos/1001/a-cidade/